"O pequeno deve remir o tempo para tentar ser forte; e bastante hábil para fazer sua história" DAMIÃO DE ASSIS

domingo, 16 de outubro de 2011

Histórias de um Bombeiro Militar

100 anos de Bombeiros em MG, 81 anos em Juiz de Fora e 27 anos de combate(...combatente sempiterno, para sempre ).Agradeço ao Deus desconhecido, e que , esse ser divinal dê a todos vós o mesmo ânimo , um espírito excelente de corpo , saúde física , mental , espiritual e social , para que também possam alcançar essa graça .
*Fragmentos do discurso do CB-Damião aos 27 dias do nono mês do corrente , ao completar 50 anos.
Segue abaixo 03 experiências , um memorial da sua labuta até aqui . Eu gostaria de conclamá-los humildemente para juntos fazermos uma viagem no tempo , porque além de iminente e preminente ele urge , e o seu urgir deve ser comparado com as águas de um manancial que jamais retrocedem , mas , avançam curso d'água sempre à direita . No entanto , houve algumas experiências vividas e mantém vivas em nossos corações.

1)Trago uma triplex lembrança (inverno de 1997 ) - Foi numa operação de busca e salvamento ( resgate de cadáver ), cidade de Toledos - MG. Num dia invernal chegamos às 11:15 da manhã os raios solares aqueciam os nossos ossos ao mesmo tempo que nos revigorávamos . Mas quando adentramos no rio a água parecia gelo (condensação). Foi nos prometido um barco , que não saiu da promessa. Então teríamos que descer vários quilômetros curso d'água. Então me lembrei dos praças mais experimentados como : Luis Carlos Cláudio Rosa e D'jair (2° GI) , que diziam : " Ao efetuar um mergulho para buscar alguém pergunte qual a posição exata ou aproximada , depois calcule 1,5m para esquerda ou para a direita.
Então imergi no líquido mais exuberante que a natureza produz , e , subi com a vítima e disse : eis aqui !...meus colegas.Com contetamento me abraçaram muito e , aquela água tão fria fazia doer os nossos osteócitos.(GU-BM Sgt Maaldi , Sgt Espíndola , Cb Damião e Cb Jorge Eli. )

2)Em 2003 : Me exultei muito com a atuação áurea (...cintilante,brilhante,do Cb-Marcos Maurício Hodie (2 Sgt Bm ) no atendimento de pessoa eletrocutada Free Hits.Seu labor , seu esforço desde o início até o hospital foi tremendo , seu suor escorria feito água no rosto , suas manobras ininterruptas fazia com que a vítima se mantesse viva e até dialogar com o mesmo tranquilamente até o hospital.Pórem  , o desdém do médico deixou a vítima uns 10 minutos jogada , e sem atendimento , por isso veio à óbito.
-Todo esforço , trabalho e dedicação do Cb-Marcos Maurício vive como um vislumbre no meu pensamento guardado no peito.Bastou uma única vez , para que eu desse crédito a capacidade intelectual , vocacional , profissional e moral desse fantástico Sgt Marcos Maurício.Eu venho lhe agradecer :"Aquele que deseja vencer , não reclame do suor derramado , pois é do suor derramado que vem a sua vitória." Grato para sempre Damião de Assis - 10/10/2011

3)Ipatinga ( Leste de MG 2008 )
- A Tarde começava a ceder lugar para a noite , quando regressávamos de um chamado (UR-) e , de repente uma multidão veio para cima da GU-BM ; alguns disseram querer quebrar a UR , e nos bater.Eu disse : Calma !
  Então saiu de lá um casal de jovens , bastante moços e, a varoa , mãe disse para mim : Bombeiro pelo amor de Deus! Minha filha morreu !... o Cb-Edilson tomou-a em seus braços , abriu-lhe a boquinha , soprando com o ar da bochecha , e a criança recém-nascida suscitou , ganhou o sopro da vida e novamente.
Aquela multidão dissera : " Bombeiros vocês são de mais , valeu , e que Deus lhes abençoe".
Valeu Cb-Edilson , Hodie 3° Sgt . Sou Lhe grato sempiterno por isso - Damião de Assis 10/10/2011 (Cb-Damião , Cb-Edilson e Cb Wanderlan ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário