"O pequeno deve remir o tempo para tentar ser forte; e bastante hábil para fazer sua história" DAMIÃO DE ASSIS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ecce Homo : Eis o Homem .


    Ecce homo disse Pilatos apresentando o senhor Jesus à multidão , e , também querendo eximir-se da culpa do sangue inocente , ele tinha ciência da justiça do acusado , ( ciúme , inveja e caluniação  levaram-no à cruz ) .

   Naquele tempo cristo operou diversos milagres e maravilhas na presença da multidão do povo . Muitos estavam ali , andavam , comiam e bebiam com ele , no entanto , na hora do desfecho final , a omissão dos seus compatriotas foi cruel para cravá-lo num madeiro ( rude cruz se erigiu , onde o dia ficou converso em breu , a lua sumiu , e o véu se esfacelou de cima à baixo ) .  

    Tenho para mim que ao perguntar a terceira vez , Pilatos teve dois pensamentos que o perturbaram deixando com uma ardência na mente , e o coração a ponto de sair pela boca . 

      Prima→( Primeira quando os principais magistrados , fariseus , anciãos e sacerdotes o acusaram , clamando : crucifica-o ! ) . Não foram os gentis , mas o seu próprio povo . 
      
      Second→( A segunda coisa que causou-lhe uma decepção sem medida , foi a sua certeza da justiça ,  da verdade estampada no olhar de Cristo , ao perguntar-lhe :  Tu Rex Iudaeorum ? "Tu és o Rei dos judeus  ? " . A convicção da resposta verdadeira em apenas três palavras . - Tu o dizes . E em Seguida : - " Vê quantas coisas testificam contra ti e nada dizes .O silêncio revelador da verdade certamente ardia na mente de Pilatos deixando com o coração dorido querendo sair pela boca , e ele não entendia , ou ignorava para satisfazer a " Política demagoga , legal comigo ; legal contigo " ) . 

      Tenho comigo : " Pilatos ; passados de seis a oito anos , morreu louco , com mania de lavar as mãos . 
     " Seja você mesmo . Fazendo justiça ; e serás achado justo ." 


Damião de Assis  em 06/01/2012 .


                                       

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário