"O pequeno deve remir o tempo para tentar ser forte; e bastante hábil para fazer sua história" DAMIÃO DE ASSIS

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dicas Para Uma Boa Higiene Vocal

A higiene vocal consiste de algumas dicas básicas que auxiliam a preservar a saúde do trato vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças . Essas dicas podem ser seguidas por todos , principalmente por aqueles que se utilizam mais da voz .

Deve-se beber , em média dois (2) litros de água por dia , de preferência em temperatura ambiente .
Durante a atividade vocal , deve-se beber alguns goles de água , para umidificar a garganta . A água deve estar em temperatura ambiente , para que não ocorra o choque térmico .
Evitar qualquer tipo de competição sonora .
Evitar bebidas álcoolicas , pois o álcool tem um efeito anestésico , assim provoca a diminuição da sensibilidade , é onde na maioria das vezes ocorre um abuso vocal , lesando as pregas vocais .
Evitar gritar e tossir , pois provoca intenso atrito nas pregas vocais , podendo lesioná-las .
Evitar o ar condicionado , pois provoca o ressecamento das mucosas , alterando a vibração das pregas vocais . Se não for possível evitar o ar condicionado , procure sempre beber água , durante  todo o tempo que estiver exposto a ele .
Evitar o consumo de leite , chocolate e seus derivados antes a intensa atividade vocal , pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal .
Procure consumir alimentos fibrosos , como maçã , que é um adstringente , ou seja , agem limpando a boca e faringe .
Procure ingerir sucos e frutas cítricas .
Procure estar vestido(a) o mais confortável possível , para que o seu vestuário não atrapalhe o fluxo respiratório .
Evitar as mudanças bruscas de temperatura no ar ou líquido ;
Realizar exercícios de relaxamento regularmente , liberando a tensão corporal evitando a produção vocal com esforço e tensão ;
Durante a fonação , mantenha a cabeça reta , uma postura ereta com os dois pés apoiados no chão , pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor .
Articular bem as palavras , usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal ( um correto padrão muscular de força e mobilidade dos lábios , língua e bochecha , mantidos pela mastigação deglutição e respiração são fundamentais para uma boa articulação ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário