"O pequeno deve remir o tempo para tentar ser forte; e bastante hábil para fazer sua história" DAMIÃO DE ASSIS

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nipônicos x Americanos - Os "ais" da Guerra .

Artigo do dia .


Naquele dia , sexto do mês de agosto de 1945 , um jovem norte americano vibrou de alegria ao ser convocado para pelejar pela Força Aérea de seu país , contra os japoneses .A irascividade tomou conta do coração do jovem , que transbordou de tanto ódio de seus oponentes . 
Voluntariamente , ele pilotou aquela máquina voadora , até Hiroshima ; monta a bomba atômica que ainda estava em fase de experimento , por-que antes ela não havia sido testada . Ao jogá-la naquela cidade , ele pará , olha , e sobe bem alto , ... cade vez mais alto ! no mesmo momento em que jogou a bomba na cidade ; ele viu uma de fogo , como um vislumbre , percorrer com velocidade de uns relâmpagos milhares de quilômetros . 
Algo horrendo e veemente que o deixou trêmulo , e simultaneamente àquelas chamas , uma cortina de fumaça incomensurável cobriu todo o firmamento e em seguida um barulho ensurdecedor , e por derradeiro (...) os ais da guerra (...) ai , à... ah , uh u... e tão somente ele pôde contemplar algo que os seus companheiros não viram , em meio aquela ardência das chamas , e da negritude da fumaça daquele dia lôbrego ; ele percebeu que através daquele ato impensado..., irascível e colérico , mulheres e crianças , latagões e velhos indefesos que não tinham nada a ver com a guerra , sendo mutilados , jarretados , moribundos ; tendo suas vidas interceptadas por homens algozes , verdugos e logrões que queriam mostrar a todas as nações da terra a sua pujança bélica . (...) 
Por isso vos digo : jamais sejamos beligerantes no sentido bélico ; mas que nosso " modus vivendus " , (...) o amor , a fé e a esperança sejam exuberantes em nossos corações a ponto de transbordar e que a paz seja direcionada no temor divino , para a construção de um mundo melhor . 
Onde nossas esposas , nossos filhos e os nossos netos possam caminhar livremente em todo o território nacional , ou em qualquer parte do globo convictos de que o amanhã será ainda muito melhor que o dia hodierno... sempre ... assim seja . 


Obs : Esse artigo saiu no Diário Regional e Jornal Panorama aos 07 dias do sétimo mês de 2005  .
Damião de Assis 
Cabo do Corpo de Bombeiros .

Nenhum comentário:

Postar um comentário